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A influência dos horários escolares sobre a ritmicidade biológica de adolescentes

Autor(es):
Mello, Luciana Christante de
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. [1999]. 101 f.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Menna Barreto, Luiz Silveira; Poyares, Dalva; Ribeiro do Valle, Luiz Eduardo
Orientador: Menna Barreto, Luiz Silveira
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Psicologia
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Index Psi Teses - IP/USPPsi-Teses Logo
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca do Instituto de Psicologia; QP84.6.B56; M527i
Resumo

Os padrões de expressão do ciclo vigília-sono mudam significativamente durante a adolescência. Estudos realizados em diversos países têm mostrado que os estudantes preferem dormir e acordar mais tarde já no início da adolescência - a estefenômeno dá-se o nome de Atraso de Fase da Propensão ao Sono, que parece estar relacionado à puberdade. Associado ao atraso de fase está uma diminuição da duração de sono durante os dias escolares e um aumento nos níveis de sonolência diurna emsala de aula para aqueles estudantes que têm que acordar cedo para ir para escola. Nesse estudo, investigamos, longitudinalmente, os padrões do ciclo vigília-sono, de sonolência diurna e do rítmo de temperatura de um grupo de adolescentes natransição de horários escolares, do turno vespertino para o turno matutino. Os resultados mostraram que os estudantes sofreram privação parcial de sono após a mudança para o turno matutino embora tenham adiantado seus horários de dormir nos diasúteis e finais de semana. A acrofase do rítmo de temperatura também foi adiantada e o nível de sonolência diurna aumentou durante o turno matutino, principalmente no início da aula. O número de cochilos durante o dia aumentou e o número dedespertares espontâneos diminui após a transição. Dado que um dos objetivos principais dos profissionais de educação é melhorar as condições de aprendizado e maximizar o potencial humano, é necessário que a organização escolar leve em conta nãosó os aspectos sociais e espaciais da escola, mas também os aspectos temporais da organização biológica humana, especialmente nesta etapa particular da vida dos estudantes. (AU)