Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação sobre variação matutina e vespertina no desempenho de adolescentes em testes de memória e compreensão de leitura

Processo: 11/05620-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Elenice Aparecida de Moraes Ferrari
Beneficiário:Rúbia Aparecida Pereira de Carvalho Mendes
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cronobiologia   Neurociências   Compreensão da leitura   Memória operacional   Memória episódica   Adolescentes

Resumo

Investigação sobre variação matutina e vespertina no desempenho adolescentes em testes de memória e compreensão de leitura. A análise da relação existente entre ritmicidade circadiana, memória e compreensão de leitura pode ser útil para a criação de estratégias que favoreçam processos de aprendizagem essenciais para o desenvolvimento do repertório de habilidades acadêmicas e cognitivas de adolescentes. Este estudo investigará o desempenho de adolescentes em testes de memória de compreensão de leitura em função do horário de aplicação do teste e do cronotipo do indidivíduo. A amostra será composta por alunos do ensino fundamental (8° a 9° ano), falantes nativos do português, sem histórico de distúrbio do sono e dificuldade de aprendizagem. O Questionário de Cronotipo será utilizado para classificar os tipos cronobiológicos e constituir os grupos, que serão formados de acordo com o cronotipo apresentado pelo sujeito (matutino, vespertino e intermediário) e o horário de realização dos testes, assim distribuídos: Grupo MM, formado por indivíduos de cronotipo matutino e que farão os testes pela manhã; Grupo IM, formado por indivíduos de cronotipo intermediário e que farão os testes pela manhã; Grupo VM, formado por indivíduos de cronotipo vespertino e que farão os testes de manhã; Grupo MT, formado por indivíduos de cronotipo matutino e que farão os testes à tarde; Grupo IT, formado por indivíduos de cronotipo intermediário e que farão os testes à tarde. Grupo VT, formado por indivíduos de cronotipo vespertino e que farão os testes à tarde. Para avaliação da memória serão utilizados: Teste de Memória Lógica (TML), Teste de Extensão de Dígitos Direto de Indireto e Testes dos Blocos de Corsi. Já para compreensão da leitura será utilizado o Teste de Cloze. O Diário de sono será usado para avaliar o ciclo vigília sono e o uso de termistor e de actímetro para avaliar os ritmos de temperatura de punho e atividade motora. A Escala de Sonolência de Karolinska será utilizada para avaliar a sonolência subjetiva da amostra antes dos testes. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente com testes ANOVA, seguido por teste de comparações múltiplas Tukey- Kramer, quando adequado. O teste de correlação de Spearman será utilizado para verificar as correlações entre o desempenho nos teste de memória e os parâmetros rítmicos do ciclo sono/vigília, entre outras variáveis de interesse. O método Cosinor (Marques & Menna-Barreto, 2003) será utilizado para a análise das séries temporais. E o programa Cosana (Benedito-Silva, 1996) será utilizado para análise ritmométrica das séries temporais individuais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO-MENDES, RUBIA P.; DUNSTER, GIDEON P.; DE LA IGLESIA, HORACIO O.; MENNA-BARRETO, LUIZ. Afternoon School Start Times Are Associated with a Lack of Both Social Jetlag and Sleep Deprivation in Adolescents. JOURNAL OF BIOLOGICAL RHYTHMS, v. 35, n. 4 JUN 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.