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Avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com TOC: comparação com controles saudáveis e impacto do tratamento

Processo: 16/04595-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Roseli Gedanke Shavitt
Beneficiário:Marina de Marco e Souza
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia   Transtorno obsessivo-compulsivo   Tratamento   Crianças   Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | crianças | Neuropsicologia | Transtorno Obsessivo-Compulsivo | Tratamento | Neuropsicologia

Resumo

A literatura sobre o perfil neuropsicológico de crianças e adolescentes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ainda é bastante escassa e apresenta dados pouco consistentes sobre os possíveis comprometimentos cognitivos dessa população. Os prejuízos citados relacionam-se à circuitaria fronto-estriatal, sobretudo no que se refere às funções executivas e memória não verbal. Objetivos: Verificar possíveis alterações do funcionamento cognitivo de crianças e adolescentes com TOC e as associações entre as medidas neuropsicológicas, os dados clínicos e a resposta aos tratamentos medicamentoso e psicoterápico. Método: 86 pacientes com TOC e 86 controles saudáveis, com idades entre 6 e 17 anos, serão avaliados por escalas e questionários para avaliação de sintomas psiquiátricos e por uma bateria de testes neuropsicológicos. Todos os sujeitos serão submetidos a tais avaliações em um momento inicial, enquanto os pacientes, após serem randomizados entre duas possibilidades de tratamento, terapia cognitivo-comportamental em grupo ou fluoxetina, passarão por duas novas avaliações: na 14ª semana e na 28ª semana de tratamento. Hipóteses: 1) os pacientes apresentarão comprometimentos em tarefas que avaliam o planejamento, flexibilidade mental, controle inibitório e memória episódica não verbal quando comparados com indivíduos saudáveis; 2) os tratamentos influenciarão positivamente na melhora das funções cognitivas dos pacientes, sobretudo aquelas que estiverem comprometidas em relação aos controles; 3) a melhora clínica terá correlação com a melhora do desempenho neuropsicológico dos pacientes. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTUZZO, MARCELO CAMARGO; DE MARCO E SOUZA, MARINA; BERNARDES, ELISA TEIXEIRA; REQUENA, GUARACI; MIGUEL, EURIPEDES CONSTANTINO; SHAVITT, ROSELI GEDANKE. Intelligence quotient (IQ) in pediatric patients with obsessive-compulsive disorder. JOURNAL OF OBSESSIVE-COMPULSIVE AND RELATED DISORDERS, v. 26, p. 6-pg., . (08/57896-8, 16/04595-7, 16/05865-8)
BERNARDES, ELISA TEIXEIRA; SARAIVA, LEONARDO CARDOSO; DE MARCO E SOUZA, MARINA; QUEIROZ-HOEXTER, MARCELO; CHACON, PRISCILA; REQUENA, GUARACI; MIGUEL, EURIPEDES CONSTANTINO; SHAVITT, ROSELI GEDANKE; POLANCZYK, GUILHERME VANONI; CAPPI, CAROLINA; et al. Cognitive performance in children and adolescents at high-risk for obsessive-compulsive disorder. BMC Psychiatry, v. 20, n. 1, . (16/05865-8, 16/04595-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Marina de Marco e. Avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com TOC: comparação com controles saudáveis e desfechos pós-tratamento. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

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