Busca avançada
Ano de início
Entree


Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn

Autor(es):
Mônica Isabel Lucas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Helena Jank; Adma Fadul Muhana; Paulo Mugayar Kuhl; Amilcar Zani Netto; Eduardo Augusto Ostergren
Orientador: Helena Jank
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Artes
Indexada em: Base Acervus-UNICAMP; Biblioteca Digital da UNICAMP
Localização: Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca Central Cesar Lattes; T/UNICAMP; L962h; Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca do Instituto de Artes; T/UNICAMP; L962h
Notas: Trabalho iniciado como bolsa de mestrado: processo 00/11061-0
Resumo

Esta investigação propõe o estudo do contexto teórico que envolve a produção do compositor Joseph Haydn (1732-1809), concentrando-se nas idéias de humor e agudeza [Witz], que têm sido freqüentemente relacionadas à produção deste compositor, desde sua própria época. Para isto, selecionamos críticas de jornais e revistas do século XVIII que discorrem sobre esses aspectos da produção haydniana. No sentido de possibilitar a melhor compreensão do sentido setecentista desses termos, é necessário tratar também de outros conceitos relacionados a eles: a idéia de cômico e as visões setecentistas sobre o riso. Estas informações estão contidas em obras teóricas sobre as artes do século XVIII, como a enciclopédia sobre as artes de Sulzer (1771-74) e a estética musical de Schubart (1784). A recuperação destas noções é utilizada para obter uma melhor compreensão das críticas escritas a Haydn em sua própria época. Elas apresentam visões negativas ou positivas de Haydn, e, com os fundamentos teóricos, é possível atribuir seus conteúdos a premissas conservadoras, de orientação retórica, ou que seguiam as tendências da disciplina então recém surgida, a estética. Assim, as críticas a Haydn permitem criar subsídios para estudar o humor e a agudeza em obras que indubitavelmente representam o estilo maduro destes compositor: os quartetos de cordas op. 33 (1781) (AU)

Processo FAPESP: 03/00242-2 - Humor e engenho nos quartetos Op.33 de Joseph Haydn, a luz de críticas setecentistas
Beneficiário:Monica Isabel Lucas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto