Busca avançada
Ano de início
Entree


Inovação e trajetorias tecnologicas: o caso dos dois sistemas para extração de sacarose no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Fabricio José Piacente
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Economia
Data de defesa:
Membros da banca:
Pedro Ramos; Araken Alves de Lima; José Maria Ferreira Jardim da Silveira; Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza; Rui Henrique Pereira Leite de Albuquerque
Orientador: Pedro Ramos
Resumo

O projeto aqui apresentado tem por tema a análise da evolução dos dois sistemas de extração de sacarose de cana-de-açúcar que têm sido utilizados na produção de açúcar e álcool no Brasil: o sistema de moendas e o de difusão. O primeiro é um sistema de separação física e de ampla utilização no mundo e no Brasil desde o período colonial. O sistema de difusão é um processo químico, desenvolvido no século XIX para extrair açúcar da beterraba e que foi adaptado e desde então vendo sendo empregado também no processamento da cana, em outros centros açucareiros do mundo. O objetivo desta tese é identificar e discutir as trajetórias desses dois sistemas, tendo como foco seus desenvolvimentos pela indústria ofertante de equipamentos para a fabricação de derivados da cana. Buscar compreender quais foram os fatores que levaram à utilização quase que exclusiva do sistema de moenda no Brasil até meados de 1980 e por que depois desse período, o sistema de extração por difusão vem sendo adotado por algumas firmas. (AU)

Processo FAPESP: 07/56363-3 - Inovacoes e trajetorias tecnologicas: o caso dos dois sistemas de extracao de sacarose da cana no brasil.
Beneficiário:Fabricio Jose Piacente
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado