Busca avançada
Ano de início
Entree


Elementos para a interpretação da obra de John Dowland para alaude: (com enfase nas pavanas e galhardas)

Texto completo
Autor(es):
Silvana Ruffier Scarinci
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Helena Jank
Orientador: Helena Jank
Resumo

Esta dissertação pretende discutir a interpretação histórica focalizada na obra de John Dowland para alaúde. Utilizando exemplos escolhidos entre as Pavanas e Galhardas do autor, a dissertação constituí-se de reflexões sobre performance histórica e dos passos necessários a serem tomados por qualquer intérprete interessado em executar esta música. Um quase manual de interpretação se delineia nestas páginas - a técnica do alaúde é descrita baseada em tratados e manuscritos da época do autor, com comentários necessários para a melhor compreensão do intérprete moderno. Num terreno mais próximo à chamada "nova musicologia", a obra do autor é apresentada e discutida: Dowland é um profundo conhecedor das artes da retórica e sua música é um poderoso ~eio de manipulação do ouvinte. conclusão se dá em aspectos práticos de interpretação: as Pavanas e Galhardas são descritas a partir do tratado de dança do século XVI de Thoinot Arbeau. O conhecimento do universo das danças da corte elizabetana enriquece a interpretação com significados além da dança propriamente dita. A retórica e a ornamentação são elementos fundamentais para a boa interpretação da música de Dowland e são amplamente discutidos nos dois últimos capítulos da dissertação (AU)

Processo FAPESP: 95/01995-6 - Elementos para a interpretacao de pavanas e galhardas de john dowland.
Beneficiário:Silvana Ruffier Scarinci
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado