Música Sertaneja, trabalho e política (Piracicaba, 1940-1950)
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Autor(es): |
João Paulo do Amaral Pinto
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2008-02-22 |
Membros da banca: |
José Roberto Zan;
João Marcos Alem;
Antônio Rafael Carvalho dos Santos
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Orientador: | José Roberto Zan |
Resumo | |
Esse trabalho é resultado de uma pesquisa sobre a obra musical do músico e compositor Tião Carreiro (José Dias Nunes, 1934-1993). O enfoque principal foi identificar os elementos constitutivos e as características do estilo desse artista como instrumentista de viola, instrumento reconhecido como o símbolo da chamada música caipira. Para tanto, foram analisados musicalmente os dois LPs instrumentais do violeiro gravados em 1976 e 1979. Além disso, foram abordados os aspetos históricos da viola caipira, do segmento instrumental sertanejo e da trajetória do artista no mercado fonográfico. A partir das análises musicais, foi identificado um conjunto de elementos e técnicas utilizados pelo músico para construir seus toques e solos. A pesquisa também relacionou e caracterizou musicalmente as matrizes e gêneros, caipiras ou não, utilizados pelo violeiro na gravação desses dois discos. Entre eles, destaca-se o pagode de viola, gênero criado no final dos anos cinqüenta a partir da combinação de algumas matrizes musicais e que, por ter se tornado a marca principal do violeiro, foi objeto de uma investigação mais aprofundada. (AU) | |
Processo FAPESP: | 05/53293-9 - A viola caipira de tiao carreiro. |
Beneficiário: | Joao Paulo do Amaral Pinto |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |