Busca avançada
Ano de início
Entree


Contribuição farmacológica do estudo da exposição de camundongos na fase neonatal ao poluente 1,2-naftoquinona (1,2-NQ) e sua repercussão na resposta inflamatória na fase adulta.

Texto completo
Autor(es):
Karen Tiago dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Soraia Kátia Pereira Costa; Edson Antunes; Sandra Helena Poliselli Farsky
Orientador: Soraia Kátia Pereira Costa
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Farmacologia
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca do Instituto de Biociências
Resumo

Este estudo consistiu em avaliar comparativamente se camundongos neonatos e adultos, quando expostos ao poluente 1,2-NQ exibiriam susceptibilidade aumentada à inflamação alérgica (ovalbumina; OVA). Camundongos adultos ou neonatos foram expostos à 1,2-NQ ou veículo (15 min por três dias). Os camundongos adultos, após 24 h, ou neonatos, após 59 dias, foram sensibilizados/desafiados com OVA e os parâmetros funcionais e inflamatórios foram avaliados 24 h após. Em animais expostos a 1,2-NQ na fase neonatal, o desafio alérgico na idade adulta causou potente influxo de leucócitos no pulmão, sangue periférico e maturação eosinofílica na medula óssea, mas não afetou a hiperresponsividade brônquica. Isto foi consistente com maior biossíntese de citocinas Th2 e apresentação de CD11c esplênica. Em animais adultos, a 1,2-NQ não amplificou a inflamação alérgica. Conclui-se que, a exposição de camundongos neonatos à 1,2-NQ aumentou a susceptibilidade destes à inflamação alérgica na idade adulta via maior apresentação de CD11c esplênica e da biossíntese de citocinas Th2. (AU)

Processo FAPESP: 07/56988-3 - Contribuição farmacológica ao estudo da exposição de camundongos, na fase neonatal, ao poluente 1,2-naftoquinona (1,2-NQ) e sua repercussão na resposta inflamatória na fase adulta
Beneficiário:Karen Tiago dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado