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O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do portugues europeu e do portugues brasileiro

Texto completo
Autor(es):
Telma Moreira Vianna Magalhães
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Charlotte Galves; Luciene Juliano Simões; Mary Aizawa Kato; Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes; Sérgio de Moura Menuzzi
Orientador: Charlotte Galves
Resumo

Esta tese insere-se no quadro da Teoria Gerativa, mais especificamente nos modelos de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981 e seguintes). O objetivo deste trabalho é verificar como se desenvolve o sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do Português Europeu (PE) e do Português Brasileiro (PB). Para tanto, utilizou-se um corpus composto por 4 crianças (2 brasileiras e 2 portuguesas) com idade compreendida entre 1;9.0 e 3;0.0 anos. Apresenta-se uma descrição de como se desenvolve o sistema pronominal sujeito e objeto no período de aquisição dessas duas variedades do português, na tentativa de verificar as diferenças apontadas por várias pesquisas (Tarallo, 1993; Galves, 1986; 1987; 1998; Duarte, 1995), no que concerne ao aspecto sintático do uso de pronomes. Busca-se, também, verificar qual a relação entre o desenvolvimento do sistema pronominal e as opções paramétricas de cada língua.Os resultados dos dados de aquisição deste trabalho trazem evidências suplementares para as análises que propõem que as diferenças observadas entre as duas variedades derivam do fato de o PB ser uma língua orientada para tópico (AU)

Processo FAPESP: 00/14378-5 - O sistema pronominal na aquisição do P.E. e do P.B.
Beneficiário:Telma Moreira Vianna Magalhaes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado