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O Leviatã e a rede: mutações e persistencias politico-esteticas

Texto completo
Autor(es):
Henrique Zoqui Martins Parra
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Wencesláo Machado de Oliveira Junior; Cibele Saliba Rizek; Rogerio da Costa Santos; Carlos Eduardo Albuquerque Miranda; Sérgio Amadeu da Silveira
Orientador: Wencesláo Machado de Oliveira Junior
Resumo

Ao pesquisar as mutações e persistências na relação imagem saber poder, advindas com a expansão das tecnologias de comunicação digital, nosso objetivo é caracterizar a emergência de um campo de conflitos que, na política visual adotada e nas configurações técnopolíticas do ciberespaço, refletem tensões análogas que darão forma ao atual diagrama de poder. A pesquisa tem inicio com uma investigação dos antecedentes históricos que marcam a produção da imagem do Leviatã de Thomas Hobbes, onde uma dada ordem visual se coadunava com uma nova composição do poder. Em seguida, analisaremos as transformações desta configuração específica, metaforizada pelo regime imagético do Leviatã, através das tecnologias de produção de imagens nos meios analógicos e digitais. Nossa hipótese é que as disputas (estéticas, jurídicas, econômicas) que regulam a imagem nos meios digitais e que configuram uma determinada política visual, são análogas às tensões que determinam as condições do ciberespaço se constituir como uma outra superfície sensível, potencialmente mobilizador de outras formas de conhecer, de se organizar e produzir. Para examinar o problema, analisaremos o conflito em curso entre essas diferentes forças sociais que apontam tanto para a criação de novas práticas e significações, como para as tentativas de imposição sobre os meios digitais dos mecanismos regulatórios consolidados no contexto dos meios analógicos. Concluímos o trabalho caracterizando o atual diagrama de poder que se forma a partir das disputas estéticopolítica que intervêm sobre as bases que regulam o campo de enunciação e visibilidade no ciberespaço. Finalmente, trata-se de evidenciar um conflito em curso por outros modos de pensamento e de organização social, mediado por uma guerra sobre a produção do virtual e do imaginário, portanto, simultaneamente dirigida ao presente e ao futuro. (AU)

Processo FAPESP: 05/59306-5 - Conhecimento, imagem e ciberespaço: labirintos de uma educação político-estética
Beneficiário:Henrique Zoqui Martins Parra
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado