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A voz e a partitura

Texto completo
Autor(es):
Fernando Antonio Mencarelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Clementina Pereira Cunha; Regina Horta Duarte; Rubens José Souza Brito; Cristina Meneguello; Leonardo Affonso de Miranda Pereira
Orientador: Maria Clementina Pereira Cunha
Resumo

o teatro musical foi um dos primeiros momentos de formação de uma ampla e diversificada rede de produtos culturais voltados para a crescente população urbana das grandes cidades do século 19. Tornou-se um negócio lucrativo e em expansão a partir da década de 70 do século 19 no Rio de Janeiro, como exemplificam as trajetórias de alguns dos principais empresários teatrais do período e a abertura de inúmeras companhias que tinham a opereta, a mágica e a revista de ano como seus principais produtos. Voltada para o público heterogêneo das concentrações urbanas, essa nova empresa teatral desconsiderava o teatro edificante e investia na espetacularidade cênica, reunindo na produção de suas peças uma grande diversidade de sujeitos e práticas constitutivas do cenário culturaL Os artistas e profissionais envolvidos tornaram essa nova "indústria" do teatro musical um campo de diálogos e confrontos culturais, propulsor de sua popularidade. A diversidade da música popular que emergiu ou se associou a esse teatro musical encontrou distintos espaços e estratégias para sua difusão, contribuindo, principalmente através da canção popular, para a formatação de um circuito de diversão urbana massificada (AU)

Processo FAPESP: 07/53260-9 - Paisagem,narrativa e estilo no cinema de clint eastwood na decada de 90.
Beneficiário:Dirceu Carlos Marins
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado