Busca avançada
Ano de início
Entree


A tragetoria do Departamento Estadual do trabalho de São Paulo e a mediação das relações de trabalho (1911-1937)

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Antonio Chaves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernando Teixeira da Silva; Angela Maria Carneiro Araújo; Alexandre Fortes; Michael McDonald Hall; Claudio Henrique de Moraes Batalha
Orientador: Fernando Teixeira da Silva
Resumo

O robustecimento do aparelho de Estado no plano federal, principalmente com a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC), é fato já bem destacado pela historiografia. A minha pesquisa faz uma nova aproximação, a partir de perspectiva trazida por fontes inéditas, revelando um aspecto ainda não estudado: a criação do MTIC encontrou no estado de São Paulo, um órgão que exercia funções similares, justamente ali, onde a reação ao governo federal assumiu aspectos de guerra civil. O Departamento Estadual do Trabalho (DET) existia naquele estado desde 1911, possuía forte estrutura, foi modelar para o próprio MTIC e protagonizou episódios curiosos que bem refletem as tensões no processo de centralização política e econômica, no plano federal, que ainda carecem de estudos. Esta tese revela aspectos dessa ainda desconhecida e inusitada relação entre o DET e o MTIC no estado de São Paulo, no começo da década de 1930 e traça parte da trajetória histórica desse Departamento estadual, desde a sua criação, até a implantação do Estado Novo, em 1937, não obstante o DET só se extinguido em 1952. (AU)

Processo FAPESP: 05/54744-4 - A trajetoria do Departamento Estadual do Trabalho de Sao Paulo e a mediacao das relacoes de trabalho (1911-1937).
Beneficiário:Marcelo Antonio Chaves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado