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De Macondo a McOndo: os limites do Real Maravilhoso como discurso de representação da América Latina (1947-1996)

Texto completo
Autor(es):
Felipe de Paula Góis Vieira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Luiz Estevam de Oliveira Fernandes; Adriane Aparecida Vidal Costa
Orientador: José Alves de Freitas Neto
Resumo

O presente texto de dissertação analisa os limites do Real Maravilhoso como conceito e discurso estético-político de representação da América Latina. A intenção é buscar nos debates entre os principais expoentes da chamada nova narrativa hispano-americana reflexões sobre a identidade do continente. Essa literatura iniciada nos anos de 1950 e continuada nas décadas seguintes é responsável por fomentar uma ideia de unidade latino-americana, criando um pastiche sobre aquilo que seria a América. Como salienta grande parte dos estudiosos do tema, a narrativa desse período, de maneira consciente, tentou realizar a busca de um centro do espaço americano e começou propensa a dar uma versão típica da nossa realidade: a América como espaço do maravilhoso. Divergindo dessa representação, na década de 1990 tem início o movimento McOndo, criado pelos escritores chilenos Alberto Fuguet e Sergio Gómez, para definir uma geração de novos escritores latino-americanos cuja principal característica era rechaçar o aspecto mágico que passou a ser o ?selo? dos autores do Real Maravilhoso. Analisar os limites e as implicações políticas desses discursos, assim como as formas através das quais os intelectuais da década de 1960 e 1990 representaram a América Latina, é o principal objetivo do trabalho (AU)

Processo FAPESP: 09/03460-7 - De Macondo a McOndo: os limites do Real Maravilhoso como discurso de representação da América Latina (1953-1996)
Beneficiário:Felipe de Paula Góis Vieira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado