Busca avançada
Ano de início
Entree


Epistemologia da Educação Física: análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)

Texto completo
Autor(es):
Júlia Paula Motta de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ancisar Sanchez Gamboa; Paulo Evaldo Fensterseifer; Adolfo Ramos Lamar; Lidia Maria Rodrigo; Lino Castellani Filho
Orientador: Silvio Ancisar Sanchez Gamboa
Resumo

A presente pesquisa realizou uma análise epistemológica da produção científica (teses de doutorado e dissertações de mestrado) do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) de 1991 a 2008. Pautou-se pela questão: quais as características epistemológicas da produção deste Programa, com atenção especial a articulação lógica entre técnicas, métodos e teorias utilizados nas pesquisas e os pressupostos gnosiológicos e ontológicos e qual a sua relação com as condições institucionais dessa produção? Foram identificadas e analisadas as tendências temáticas, as formas de tratamentos teórico-metodológicas e as linhas de desenvolvimento dessa produção. Para a compreensão dessa produção foram recuperadas suas relações com as condições históricas, tais como: história da educação física, da pós-graduação no Brasil, políticas nacionais para ciência e tecnologia e histórico do programa onde as pesquisas foram realizadas. Para o registro e análise da produção foi utilizada uma matriz epistemológica que ajudou a reconstituir a lógica interna de cada pesquisa, interrelacionando seus diversos níveis (técnico, metodológico, teórico, epistemológico) e pressupostos (lógico-gnosiológicos e ontológicos). A articulação entre a lógica reconstituída e as condições históricas da produção (método lógico-histórico) permitiu chegar aos resultados, dentre os quais se destacam: a) a maior parte das pesquisas utiliza a abordagem empírico-analítica, seguida pela abordagem fenomenológico-hermenêutica, essas duas abordagens geram uma tensão no campo científico, explicitando uma manifestação interna das 'guerras da ciência' entre as biológicas e as humanas; b) com alguma distância encontra-se a abordagem dialética e recentemente a abordagem pósmoderna, abordagens que apontam perspectivas críticas e anunciam epistemologias alternativas; c) confirma-se a contribuição da investigação epistemológica, ou a pesquisa sobre a pesquisa, que possibilita caracterizar e problematizar a formação de um campo científico específico. Nesse sentido, espera-se que esta pesquisa ofereça um mapeamento e análise da produção de um dos programas de pós-graduação mais produtivos do país e contribua para um processo de auto-reflexão e auto-crítica no campo científico da educação física. (AU)

Processo FAPESP: 06/57093-7 - Uma análise epistemológica da produção científica do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1991-2006)
Beneficiário:Julia Paula Motta de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado