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Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros

Texto completo
Autor(es):
Caio Sgarbi Antunes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Renê José Trentin Silveira; Cesar Aparecido Nunes; Paulo Sergio Tumolo
Orientador: Renê José Trentin Silveira
Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de educação presente no pensamento de István Mészáros a partir das obras A teoria da alienação em Marx (Mészáros, 2006a), A educação para além do capital (Mészáros, 2005) e O desafio e o fardo do tempo histórico (Mészáros, 2007). Ainda relativamente pouco conhecido da pesquisa educacional brasileira, Mészáros sustenta que, sob o sistema sociometabólico do capital, a educação tem o sentido de internalização dos parâmetros reprodutivos gerais do sistema. Uma contestação à educação, por afetar diretamente os próprios processos de internalização ideológica, representa, portanto, uma profunda contestação à estrutura social em questão. Se as determinações gerais da reprodução da vida afetam profundamente cada esfera da existência humana, uma transformação social radical só pode de fato acontecer com uma efetiva contribuição da educação, entendida em seu sentido mais amplo. (AU)

Processo FAPESP: 08/57091-0 - Educação e emancipação: investigação do pensamento de István Mészáros e sua contribuição crítica a análise da educação
Beneficiário:Caio Sgarbi Antunes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado