Busca avançada
Ano de início
Entree


Entre nos o sol: um estudo sobre as relações entre infancia, cultura, imaginarios e ludico na atividade de brincar, em um programa publico educacional não escolar, na cidade de Paulinia -SP

Texto completo
Autor(es):
Renata Sieiro Fernandes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Olga Rodrigues de Moraes Von Simson
Orientador: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson
Resumo

Esta pesquisa buscou estudar e compreender as relações entre inrancia, cultura e circularidade cultural, imaginário e imaginação, e lúdico através de atividades de jogos e brincadeiras e das interações entre crianças, jovens e adultos que se encontram diariamente em um espaço de educação não-escolar. Espaço este que, apesar da proposta de oferecer atividades e oportunidades de vivências de teor não-escolarizante, ainda assim, acaba marcado por viéses escolares e por contradições entre objetivos pensados e práticas efetivas.Além disso, as próprias relações entre crianças, jovens e adultos, permeadas por repertórios culturais específicos que norte iam formas de ver, sentir e lidar desses grupos, envolvem situações de conflito mas também de encontros de desejos, necessidades e posturas que, por sua vez, implicam nos modos como entendem, encaminham e participam de atividades de brincar, mais especificamente. Para tanto, buscou-se trabalhar com materiais e documentos de diferentes origens, principalmente os construídos com a participação dos envolvidos na pesquisa: observação participante, narrativas de inrancia, entrevistas informais e registros imagéticos: desenhos e fotografias, visando relacionar a bibliografia com o trabalho de pesquisa em campo e Vice-versa (AU)

Processo FAPESP: 96/01918-4 - Infância: a cultura, o imaginário e o lúdico entrecruzam-se (estudo exploratório sobre o brincar em um espaço de educação não-formal em Paulínia, SP)
Beneficiário:Renata Sieiro Fernandes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado