Busca avançada
Ano de início
Entree


Cruzando o Atlântico: a construção da identidade Mina entre forras e escravas no pequeno comércio de Vila Rica, 1753 a 1797

Texto completo
Autor(es):
Maykon Rodrigues dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Robert Wayne Andrew Slenes; Sidney Chalhoub; Maria de Mello e Souza
Orientador: Robert Wayne Andrew Slenes
Resumo

Neste trabalho estudamos as escravas e libertas do grupo étnico Mina que atuaram no pequeno comércio de Vila Rica entre os anos de 1753-1797. Enfatizaremos como um saber aprendido ainda na África, atuação no pequeno comércio, foi utilizado por tais mulheres para construir uma identidade relacionada ao passado e em torno da procedência comum, como também ser parte das estratégias de ascensão social que envolveu a compra da liberdade e de escravos, inserção em irmandades e acúmulo de patrimônio. Tal processo se consolida na formação de um grupo étnico: o Mina. Assim, estudamos os registros de licença de vendas de Vila Rica com o objetivo principal de comprovar a alta participação forra e escrava na atividade. Após isso, cotejamos tal fonte com testamentos para identificar nosso objeto, mulheres do grupo étnico Mina, e a partir das pretas Mina comerciantes deciframos o universo social e econômico do grupo étnico (AU)

Processo FAPESP: 08/52194-5 - Entre secos e molhados: a participacao das mulheres mina no pequeno comercio e a construcao de identidades. vila rica, 1753-1797.
Beneficiário:Maykon Rodrigues dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado