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Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia

Texto completo
Autor(es):
Adriana Ofretorio de Oliveira Martin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Anna Regina Lanner de Moura; Guilherme do Val Toledo Prado; Elaine Sampaio Araújo; Maria do Carmo de souza
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os sentidos pessoais sobre os espaços formativos para o ofício de ensinar produzidos por quatro estudantes-estagiárias do terceiro ano do curso de Pedagogia da UNICAMP-SP-Brasil. As referidas participantes desenvolveram atividades formativas - narrativas reflexivas, projeto de ensino desenvolvido em grupo, portfólio reflexivo e seminário de adensamento teórico - relacionadas ao contexto de ensino de um Projeto de Integração Disciplinar (Projeto Integrado), desenvolvido sob a responsabilidade de três docentes da Faculdade de Educação e financiado pelo CNPq. Trata-se de uma investigação interpretativa (GINZBURG, 2003) voltada para narrativas escritas e orais produzidas pelos sujeitos da pesquisa a respeito de suas experiências formativas. Tais relatos foram realizados no segundo semestre de 2008, na disciplina de Estágio Supervisionado, que se relaciona ao Projeto Integrado (PI). Para a constituição do corpus, foram consideradas quatro produções escritas de cada sujeito e uma entrevista com cada grupo de desenvolvimento do projeto de ensino. Na análise, busca-se interpretar, à luz da teoria da atividade de Leontiev (1970?, 1983, 2004) e Engeström (1999), os significados e sentidos sobre o ofício de ensinar produzidos por esses sujeitos e relacionados aos espaços formativos. Mediante a análise das reflexões das quatro estudantes, produzidas ao longo de um semestre, assim como de seu relato oral, foi possível perceber que as atividades formativas, solicitadas no contexto da disciplina de Estágio Supervisionado e vinculadas ao PI, constituem-se como espaços de formação para essas alunas, na medida em que estas atribuem sentido pessoal à realização de tais tarefas. Foi possível perceber também, com maior ou menor ênfase, dependendo de cada sujeito, uma tendência à produção de significações voltadas à expectativa de formação para o ofício de ensinar nos aspectos da relação com o estágio, com a criança e com a prática futura de ser professora. Além disso, pode ser observada a recorrência na mudança de sentidos que ocorre do início ao final do semestre nas quatro estudantes cujas reflexões foram analisadas. (AU)

Processo FAPESP: 08/51965-8 - O espaco de formacao no curso de pedagogia num contexto de um projeto integrado do ensino de ciencias, matematica e pratica pedagogica.
Beneficiário:Adriana Ofretorio de Oliveira Martin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado