Busca avançada
Ano de início
Entree


A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em lingua estrangeira

Texto completo
Autor(es):
Katia da Silva Araujo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Matilde Virginia Ricardi Scaramucci; Paulo Sampaio Xavier de Oliveira; Helcio de Padua Lanzoni
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Resumo

A "autenticidade" de uma avaliação de língua estrangeira (LE) geralmente é uma característica tida como positiva e desejável, pois refletiria princípios mais condizentes com o ideal de avaliação de desempenho comunicativo. A "autenticidade" se caracterizaria pelo uso de insumo "real" (não produzidos especialmente para a avaliação), e tarefas integradoras, que se aproximem dos usos cotidianos da LE. A perspectiva dos examinandos revela-se importante nesse contexto, uma vez que suas concepções acerca do que são, por exemplo, leitura e avaliação, orientarão suas percepções sobre um determinado exame, o modo como o realizam e seu conseqüente desempenho. Busca-se aqui compreender melhor qual é a percepção do examinando sobre a "autenticidade" do teste - quais elementos ele identifica como "autênticos" em três tipos de avaliação de leitura, qual a importância atribuída a essa autenticidade e se suas concepções são consoantes com princípios mais (ou menos) integradores. Para isso, metodologia qualitativa é empregada, com estudos de caso que permitem refletir sobre a natureza dessas percepções. Os resultados refletem diferenças nas percepções sobre autenticidade entre examinandos com diferentes níveis de proficiência, assim como na importância atribuída à autenticidade e à integração de habilidades na avaliação (AU)

Processo FAPESP: 03/11630-3 - A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações de leitura em língua estrangeira
Beneficiário:Kátia da Silva Araújo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado