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Transtorno do deficit de atenção e hiperatividade: proposta de avaliação neuropsicologica para diagnostico

Texto completo
Autor(es):
Ana Helena do Amaral
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Marilisa Mantovani Guerreiro
Orientador: Marilisa Mantovani Guerreiro
Resumo

o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H) é caracterizado por padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividadeque é mais freqüente e grave do que é tipicamente observado em indivíduos no nível comparável de desenvolvimento. O objetivo desta pesquisa foi contribuir para o diagnóstico do TDA/H de maneira mais objetiva, propor uma bateria de avaliação neuropsicológica e analisar dentro da bateria neuropsicológica proposta, a precisão individual dos testes utilizados. O material compreendeu 10 crianças com TDA/H e 10 crianças sem queixas na faixa etária de 7a.Om.a lIa. 11m. procedentes de escolas públicas do município de Campinas.A seleção foi realizada com pais e professores e os critérios de inclusão foram: apresentar comportamentos típicos de TDA/H; diagnóstico positivo para TDA/H, baseado no roteiro de entrevista proposto pelo DSM-IV; nível intelectual dentro da média ou superior à média; exame neurológico tradicional normal e autorização dos pais. Os instrumentos utilizados foram: Questionário Abreviado de Conners para professores; Roteiro de entrevista para TDA/H proposto pelo DSM-IV, Anamnese; WISC-III; Exame Neurológico; Wisconsin Card Sorting Test; Teste de Cancelamento; Color Trail Test; Índice de Ausência de Distrabilidade;Teste de Evocação Seriada e Teste de Desempenho Escolar. Os resultados mostraram que alguns testes foram mais sensíveis para detectar problemas atencionaisnas crianças diagnosticadas com TDA/H, tais como: WCST; CTT2 e AD. As médias entre os grupos mostraram que as crianças com TDA/H apresentaram desempenho inferior em todos os testes, com exceção do item erros não perseverativos do WCST. O item erros do WCST mostrou diferença estatística levemente significativa entre os grupos, as crianças do grupo-caso tendo apresentado número maior de erros do que as crianças do grupo-controle. Concluímos que a bateria neuropsicológica utilizada nesta pesquisa contribuiu de maneira mais objetiva para o diagnóstico de TDA/H, apesar de não ter atingido níveis estatisticamente significativos na maioria dos testes (AU)

Processo FAPESP: 96/12255-6 - Déficit de atenção e desordem da hiperatividade: proposta de avaliação neuropsicológica para diagnóstico
Beneficiário:Ana Helena do Amaral
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado