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Análise de reconhecimento de padrões atencionais em indivíduos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade subtipo predominantemente desatento e correlatos neurobiológicos

Processo: 13/18720-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Beneficiário:Adriana Suzart Ungaretti Rossi
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Espectroscopia de ressonância magnética   Morfometria   Crianças

Resumo

Apesar de o TDAH ser caracterizado por sintomas muito bem estabelecidos, uma grande heterogeneidade tem sido observada na manifestação deste transtorno. Diversas evidências já demonstraram que o TDAH-PD (subtipo predominantemente desatento) difere do TDAH-CB (subtipo combinado) em relação a diversas características fenotípicas que podem estar associadas a diferenças neurobiológicas. Até o momento, pouco se sabe acerca dos substratos neurobiológicos do TDAH-PD e ainda menos sobre os correlatos anátomo-funcionais neste subtipo. Assim, numa tentativa de melhor conhecer a variabilidade e os mecanismos fisiopatológicos do TDAH-PD, será adotada uma abordagem de pesquisa de reconhecimento de padrões, analisando os dados dos participantes a despeito dos agrupamentos diagnósticos de origem. Portanto, neste projeto, pretende-se realizar uma análise de reconhecimento de padrões a partir de medidas cognitivas em indivíduos com diagnóstico de TDAH-PD e com desenvolvimento típico, dividindo-os em subgrupos de acordo com os perfis cognitivos apresentados e, em seguida, comparar as medidas de volume cerebral dos subgrupos estabelecidos. Para tanto, participarão deste projeto 25 crianças de 7 a 14 anos com diagnóstico de TDAH-PD e 25 controles pareados por idade, sexo e tipo de escola. Todos os participantes serão submetidos a uma bateria de avaliação neuropsicológica, a uma avaliação comportamental por meio de questionário e a um exame de RNM estrutural com análise morfométrica baseada em voxel. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A.S.U. ROSSI; L.M. MOURA; M.C. MIRANDA; M. MUSZKAT; C.B. MELLO; O.F.A. BUENO. Latent class analysis of attention and white matter correlation in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 51, n. 11, p. -, 2018.
MIRANDA, M. C.; MUSZKAT, M. . Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 51, n. 11 2018. Citações Web of Science: 0.

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