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A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano

Texto completo
Autor(es):
Dalila Doring Sousa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Luciano Migliaccio; Luiz Cesar Marques Filho; Adma Fadul Muhana; Ítalo Arnaldo Tronca
Orientador: Luciano Migliaccio
Resumo

Esta dissertação compreende um estudo sobre o significado artístico da representação dos pobres nas pinturas religiosas caravaggescas napolitanas a partir da "Adoração dos pastores" no MASP, atribuída a Bartolomeo Passante levando em consideração a sociedade, a religião e as teorias artísticas pautadas pelas prescrições iconográficas da Contra-Reforma. Caravaggio foi um pintor revolucionário na proposição de uma "epopéia plebéia" através de suas obras consideradas paradigmáticas no ambiente artístico napolitano, fato que deu origem a um círculo de pintores oriundos do atelier de Ribera e voltados para esta poética mediante a interpretação que o pintor espanhol fez do caravaggismo resultando em repertórios de obras indicativas da representação de tipologias da pobreza enquanto um fenômeno estético (AU)

Processo FAPESP: 99/11700-4 - A representacao dos pobres nas pinturas caravaggescas religiosas napolitanas.
Beneficiário:Dalila Doring Sousa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado