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O realismo critico-encantatorio de João das Neves

Texto completo
Autor(es):
Marilia Gomes Henrique
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Suzi Frankl Sperber; Veronica Fabrini Machado de Almeida; José Roberto Zan
Orientador: Suzi Frankl Sperber
Resumo

Esta pesquisa analisa a produção dramatúrgica de João das Neves, compreendendo, assim, os seguintes textos: O último carro (1964), O quintal (1978), Mural mulher (1979), Café da manhã (1980) e A pandorga e a lei (1983-1984), que, na sua totalidade, foram produzidos durante a ditadura militar no Brasil. O engajamento político de João das Neves possibilitou o desenvolvimento de um teatro voltado para os problemas candentes da realidade social brasileira, levando-o a formular uma obra de estrutura épica com suas especificidades próprias. Seu teatro, nesse sentido, procura esclarecer ao público certos aspectos da engrenagem social, integrar o espectador no espaço cênico e apresentar as personagens a partir de uma ótica social - e não individualizada, como é o caso do drama burguês (AU)

Processo FAPESP: 04/05074-3 - A contribuicao de joao das neves para o teatro brasileiro: os aspectos da narrativa e a criacao dos personagens em sua dramaturgia.
Beneficiário:Marilia Gomes Henrique
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado