Busca avançada
Ano de início
Entree


Padrão de distribuição e localização de expressão das proteínas VILIP-1, receptor sensor de cálcio e receptor metabotrópico do glutamato 1 em tecidos de pacientes com epilepsia do lobo temporal

Texto completo
Autor(es):
Paula Hespanholo Nascimento
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Marino Muxfeldt Biachin; Elenice Aparecida de Moraes Ferrari
Orientador: Lília Freira Rodrigues de Souza Li
Resumo

A esclerose hipocampal está associada à epilepsia de lobo temporal medial (ELT) e causa expressão alterada de receptores tais como o Receptor Metabotrópico de Glutamato (mGluR1). Contudo, ainda há controvérsias se sua expressão está aumentada ou diminuída em ELT. O Receptor Sensor de Cálcio (CASR), outro receptor da mesma família do mGluR1, é expresso em hipocampo, mas seu papel no cérebro ainda é desconhecido. VILIP-1 é uma proteína sensora de cálcio neuronal (NCS) expressa predominantemente no cérebro e em humanos e sua expressão foi mapeada por imunoistoquímica na subpopulação de neurônios piramidais em CA1 e CA4 de hipocampo. Sugere-se também que a ativação de mGluR possa regular a expressão de VILIP-1 durante a plasticidade hipocampal. No entanto, não há estudos associando VILIP-1 e esclerose hipocampal. Nós hipotetizamos que além do mGluR1, o CASR e o VILIP-1 estão associados a esclerose hipocampal em ELT. O objetivo deste trabalho foi analisar o padrão de expressão de VILIP-1, CASR e mGluR1, em hipocampo de pacientes com ELT submetidos a amigdalohipocampectomia. Nossos resultados demonstraram a presença de EH nos tecidos hipocampais de pacientes com ELT com redução no número de neurônios em CA1 e presença de intensa gliose. Pela análise da expressão dos transcritos VILIP-1, CASR e mGluR1 em hipocampo total utilizando PCR em tempo real não encontramos diferença na expressão dos RNAs mensageiros dos pacientes quando comparado com os controles. Entretanto, quando comparamos a expressão protéica em hipocampo de pacientes e controles, utilizando o método de imunoistoquímica, encontramos não somente redução significativa no número de neurônios presentes em CA1 de pacientes, mas também redução importante nos neurônios positivamente marcados para VILIP-1, CASR e mGluR1. Estes achados sugerem que não apenas mGluR1, mas também CASR e VILIP-1, estão associados à EH em pacientes com ELT (AU)

Processo FAPESP: 08/56333-0 - Padrao de distribuicao e localizacao de expressao das proteinas vilip-1, receptor sensor de calcio e receptor metabotropico do glutamato 1 em tecidos de pacientes com epliepsia do lobo temporal.
Beneficiário:Paula Hespanholo Nascimento
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado