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Estações # encruzilhadas: o inferno e o sonho, a musica e o mundo nos romances de Chico Buarque

Texto completo
Autor(es):
Ravel Giordano Paz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Suzi Frankl Sperber; Alcides Villaça; Miriam Gárate
Orientador: Suzi Frankl Sperber
Resumo

Este trabalho propõe uma leitura dos romances Estorvo e Benjamim, de Chico Buarque de Holanda, a partir de determinados eixos teóricos e temáticos. O delineamento desses eixos conduz inicialmente a uma tentativa de compreensão dos problemas relativos à gênese e às relações da forma romanescacom o mundo, numa perspectiva que passa pela investigação da dialética entre arte e sociedade mas também de dimensões mais profundas - por assim dizer, "arquetípicas" e "ritualísticas", ou aquelas a que chamamos "dimensões musicais" - da representação literária. Nesse sentido,discutimos o papel que as imagens do inferno e do sonho assumemna constituição do romance moderno, para, em seguida, recolocar essas questões no contexto do "desenvolvimento periférico" brasileiro, onde o problema da representação e do sentimento da natureza se torna um dos temas centrais. Finalmente, detemo-nos sobre as obras de Chico Buarque, onde, além do feixe de questões armadas ao longo desse percurso, ganha ênfase a discussão sobre os horizontes da práxis artística no contexto do dito "mundo pós-moderno (AU)

Processo FAPESP: 98/04517-6 - O fluxo catastrófico em Estorvo e o fluxo dialógico em Benjamim: o espaço da contradição nos romances de Chico Buarque
Beneficiário:Ravel Giordano Paz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado