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Autor(es): |
Ravel Giordano Paz
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem |
Data de defesa: | 2002-09-04 |
Membros da banca: |
Suzi Frankl Sperber;
Alcides Villaça;
Miriam Gárate
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Orientador: | Suzi Frankl Sperber |
Resumo | |
Este trabalho propõe uma leitura dos romances Estorvo e Benjamim, de Chico Buarque de Holanda, a partir de determinados eixos teóricos e temáticos. O delineamento desses eixos conduz inicialmente a uma tentativa de compreensão dos problemas relativos à gênese e às relações da forma romanescacom o mundo, numa perspectiva que passa pela investigação da dialética entre arte e sociedade mas também de dimensões mais profundas - por assim dizer, "arquetípicas" e "ritualísticas", ou aquelas a que chamamos "dimensões musicais" - da representação literária. Nesse sentido,discutimos o papel que as imagens do inferno e do sonho assumemna constituição do romance moderno, para, em seguida, recolocar essas questões no contexto do "desenvolvimento periférico" brasileiro, onde o problema da representação e do sentimento da natureza se torna um dos temas centrais. Finalmente, detemo-nos sobre as obras de Chico Buarque, onde, além do feixe de questões armadas ao longo desse percurso, ganha ênfase a discussão sobre os horizontes da práxis artística no contexto do dito "mundo pós-moderno (AU) | |
Processo FAPESP: | 98/04517-6 - O fluxo catastrófico em Estorvo e o fluxo dialógico em Benjamim: o espaço da contradição nos romances de Chico Buarque |
Beneficiário: | Ravel Giordano Paz |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |