Busca avançada
Ano de início
Entree


¡A mis lectorcitos, la nación!: a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)

Texto completo
Autor(es):
Júlia Rany Campos Uzun
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Leandro Karnal; José Alves de Freitas Neto; Luiz Estevam de Oliveira Fernandes
Orientador: Leandro Karnal
Resumo

Esta pesquisa procurou discutir como a produção de manuais escolares do México, durante o governo de Porfirio Díaz (1876-1911), auxiliou a construir a representação do passado do país. Dada a diversidade étnica, linguística e histórica do período, a investigação buscou compreender como a educação, especialmente através dos manuais escolares, auxiliou a construir uma memória comum e assentar as bases de um projeto de cidadania para o México, na virada do século XIX para o XX. Foram analisados seis manuais escolares que faziam parte de um projeto unificador, fruto da Reforma Educativa ocorrida no período. A escolha desses manuais deveu-se à sua importância no período, à sua repercussão em anos posteriores e ao papel social de seus autores. A pesquisa, dentro do campo da História Cultural, pretendeu discutir qual era o cidadão mexicano tido como "ideal" a partir desta Reforma Educativa, quais heróis foram eleitores como símbolos mexicanos (e quais deveriam ser calados), quais os usos políticos e simbólicos dessas figuras e como elas representavam o México que o intelectuais porfiristas pretenderam construir (AU)

Processo FAPESP: 10/04688-9 - ¡A mis lectorcitos, la nación! - A construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfirio Díaz (1876-1911)
Beneficiário:Júlia Rany Campos Uzun
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado