Busca avançada
Ano de início
Entree


Uma proposta de arquitetura para ambientes de aprendizado baseados em simulação

Texto completo
Autor(es):
Daniel Weller
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Cecilia Calani Baranauskas
Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas
Resumo

Arquiteturas de sistemas baseados em simulação variam entre dois extremos de um espectro, onde temos desde sistemas exploratórios abertos a sistemas instrucionais (tutores). No primeiro extremo, a exploração não estruturada pode levar o usuário a se sentir "perdido" na interação com o sistema. No segundo extremo, a abordagem diretiva pode levar o usuário a se sentir "tolhido" na liberdade de explorar elementos de seu interesse no sistema. Uma tarefa crítica no design de ambientes baseados em simulação é como encontrar um equilíbrio entre "instrução" e "liberdade", para o usuário do sistema. Apesar dos desenvolvimentos recentes e do número de simulações computacionais usadas no contexto educacional, existe muito pouco na literatura a respeito de como fornecer suporte a usuários em ambientes exploratórios. Nossa proposta de trabalho objetiva contribuir nessa direção, abordando a problemática envolvida no design de aplicações baseadas em simulação, no contexto dos processos de ensino/aprendizado. Mais especificamente, estamos propondo uma arquitetura para ambientes de aprendizado baseados em simulação, dentro da abordagem exploratória não diretiva. A exemplificação de tal arquitetura foi feita através do desenvolvimento de um protótipo de sistema, no domínio da Física relacionado aos conceitos de movimento (AU)

Processo FAPESP: 94/04188-1 - Interfaces para ambientes de aprendizado baseados em simulação
Beneficiário:Daniel Weller
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado