Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da influência das condições de destilação da cachaça na qualidade do produto final

Texto completo
Autor(es):
Helena Finardi Alvares Scanavini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos
Data de defesa:
Membros da banca:
Antonio José de Almeida Meirelles; Fernando Valadares Novaes; Luiz Fernando de Lima Luz Junior; Eduardo Augusto Caldas Batista; Roberta Ceriani
Orientador: André Ricardo Alcarde; Antonio José de Almeida Meirelles
Resumo

A relevância da cachaça no agronegócio nacional é evidenciada pelo alto volume produzido, de 1,3 bilhão de litros/ano, volume que a coloca como o primeiro destilado mais consumido no Brasil e o terceiro no mundo. As exportações anuais correspondem a somente 1 % deste volume, indicando um grande potencial de crescimento no mercado internacional, que, nos últimos anos, tem aumentado a uma taxa de 10 %. Em vista deste mercado promissor, se faz necessário um estudo mais detalhado da destilação da aguardente de cana, visando melhorias na qualidade do produto final e também sua padronização a partir de variações nas condições de processamento, bem como na configuração dos equipamentos. Assim, neste trabalho foi realizado um estudo da destilação de cachaça, para avaliar os efeitos das condições de processo no produto final e em seus congêneres, tanto em uma destilação em alambique simples como em batelada com refluxo. O processo também foi estudado através da aplicação de um modelo transiente na simulação do processo de destilação de cachaça; e a validação do programa de simulação foi feita através da comparação com os resultados dos experimentos em laboratório, realizados nas mesmas condições de processo. Uma boa concordância foi obtida entre os resultados experimentais e as simulações, principalmente em termos de graduação alcoólica, temperatura e perfil de destilação de alguns compostos como acetato de etila e propanol. Grandes aprimoramentos foram feitos na simulação, como a possibilidade de cálculo da vazão de vaporização através de um coeficiente de transferência de calor experimental (AU)

Processo FAPESP: 06/04471-4 - Estudo da destilacao de cachaca: avaliacao das condicoes de processamento na qualidade do produto final.
Beneficiário:Helena Finardi Alvares Scanavini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado