Busca avançada
Ano de início
Entree


O animal humano e o corpo cênico

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Osorio Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Veronica Fabrini Machado de Almeida; Renato Ferracini; Rogério Adolfo de Moura; Cecilia Maria Bouças Coimbra; Auterives Maciel Junior
Orientador: Veronica Fabrini Machado de Almeida
Resumo

Essa pesquisa é uma reflexão sobre o trabalho de ator. Baseia-se na prática teatral desenvolvida no grupo Boa Companhia, a partir da corporeidade animal. Os estudos realizados buscam compreender a experiência e as idéias elaboradas na construção do corpo cênico, em especial para a montagem dos espetáculos "PRIMUS" e "GALERIA 17". O trabalho baseado na corporeidade animal propiciou um encontro em meu corpo de duas forças concretas e distintas, concretas em seu aspecto físico - articulações, músculos, membros, máscaras - e distintas em sua lógica comportamental. Nesse encontro entre dois corpos diferentes surgiu um terceiro, um corpo impregnado com o corpo do outro animal, mas, ao mesmo tempo, revelador do corpo normalizado que ele desorganizava. A tese aqui desenvolvida é, por um lado, o resultado de um amplo diálogo com as idéias de alguns filósofos que construíram parte do pensamento crítico sobre a sociedade moderna ocidental, entre eles, Nietzsche, Benjamin, Foucault, Deleuze e Guattari. Por outro, é fruto da minha prática teatral. Esse embasamento teórico permitiu-me o aprofundamento em formas de conhecimento que ultrapassam os limites tradicionais de minha área de atuação, o teatro. Essa idéia de transdisciplinaridade, que caracteriza esse estudo, ofereceu-me uma visão renovada sobre o trabalho do ator (AU)

Processo FAPESP: 06/58457-2 - O animal humano e o corpo cênico
Beneficiário:Eduardo Osorio Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado