Busca avançada
Ano de início
Entree


Construção e analise da imunogenicidade de uma linhagem atenuada de Salmonella enterica produtora do dominio M2 do antigeno MAEBL de Plasmodium yoelii

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Maria Franzin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo Brocchi; Euclides Matheucci Junior; Marcelo Palma Sircilli
Orientador: Marcelo Brocchi; Fabio Trindade Maranhão Costa
Resumo

A malária é uma doença tropical causada pelo parasita Plasmodium spp e é considerada um sério problema de saúde pública. São aproximadamente 500 milhões de casos anuais e mais de um milhão de mortes, especialmente na África e Ásia. No Brasil, são 500 mil novos casos por ano, principalmente na região Amazônica. Esses elevados índices de mortalidade e morbidade são motivadores da busca por estratégias de controle e eliminação dessa doença. A vacinação é uma ferramenta promissora no controle e prevenção da malária, entretanto, uma vacina segura e efetiva ainda não está disponível, em parte devido ao complexo ciclo de vida do parasita e a expressão de diferentes antígenos em cada fase. O antígeno de membrana similar ao ligante de eritrócitos (MAEBL), é um forte candidato a ser usado no desenvolvimento de uma vacina efetiva contra a malária, uma vez que esse antígeno é expresso em diferentes períodos do ciclo de vida do parasita. Neste estudo, o domínio M2 do antígeno MAEBL de Plasmodium yoelli foi expresso em linhagens vivas atenuadas de Salmonella enterica Typhimurium (?3987, ?4550 e H683) e o uso dessas bactérias como vacina recombinante potencialmente indutora de proteção contra malária murina foi avaliado. Essas linhagens foram obtidas após construção e transdução do plasmídio pYA3137trc contendo a região m2 do gene maebl e a expressão do antígeno foi confirmada por immunoblotting. A administração oral das linhagens recombinantes a camundongos BALB/c/AnUnib resultou na colonização dos tecidos hospedeiros apenas pela linhagem H683. Essa linhagem foi então avaliada em termos de indução de resposta imune humoral contra M2 e capacidade de imunização no modelo murino. Apesar da resposta humoral contra M2 ter sido detectada in vivo, a linhagem recombinante não demonstrou proteção potencial contra a infecção por Plasmodium yoelii no modelo murino. (AU)

Processo FAPESP: 06/58825-1 - Construcao e analise da imunogenicidade de uma linhagem atenuada de salmonella enterica produtora do dominio m2 do antigeno maebl de plasmodium yoelii.
Beneficiário:Fernanda Maria Franzin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado