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Os procedimentos didáticos de Hilton Jorge Gogô Valente: o ensino de piano no campo da música popular brasileira

Texto completo
Autor(es):
Priscila Akemi de Azevedo Hamamoto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Ricardo Goldemberg; Antônio Rafael Carvalho dos Santos; Cristina de Souza Grossi
Orientador: José Roberto Zan; Ricardo Goldemberg
Resumo

A atuação do professor Hilton Jorge "Gogô" Valente é destacada por sua participação ativa no processo de formalização do ensino de música popular no país. O presente trabalho compreende, então, a descrição e análise musicais do programa desenvolvido pelo professor ao longo de seus vinte anos docentes na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Para isso, foi realizado um estudo de sua trajetória de vida a fim de obter índices orientadores de seus procedimentos didáticos e escolhas estéticas. O estudo foi dimensionado a partir de duas perspectivas: a biográfica e a sócio-cultural. Assim, foi possível constatar que Gogô fez parte de uma geração marcada pelo aprendizado informal e que sistematizou seu conhecimento a partir dos métodos norte-americanos. No entanto, foi um dos poucos dessa geração que desenvolveu uma carreira docente na Universidade. É nesse trânsito entre os ambientes de produção de música popular e a Universidade que se processa a síntese do aprendizado informal e do ensino formal nos procedimentos didáticos de Gogô. Por um lado, o professor reproduz em sala de aula elementos do ensino formal, como a padronização e sistematização dos conteúdos presentes nos métodos norte-americanos. Por outro lado, há uma constante inserção de elementos da aprendizagem informal em sua metodologia, como a abordagem individual dos alunos e a promoção do conceito professor-facilitador. Verifica-se, pois, um processo de construção e desconstrução em suas aulas, subjugando os aspectos formais e padronizadores à informalidade. Dessa maneira, é possível identificar a trajetória percorrida por Gogô em suas aulas: da prática e da vivência musical ao estudo dirigido; da atuação profissional à formação acadêmica; do aprendizado informal ao ensino sistematizado (AU)

Processo FAPESP: 10/03590-5 - Os procedimentos didádicos de Hilton Jorge "Gogô" Valente: O ensino de piano no campo da música popular Brasileira
Beneficiário:Priscila Akemi de Azevedo Hamamoto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado