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Musica eletronica e xamanismo: tecnicas contemporaneas do extase

Texto completo
Autor(es):
Pedro Peixoto Ferreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Laymert Garcia dos Santos; Eduardo Viveiros de Castro; Marcio Goldman; Mauro William Barbosa de Almeida; Vanessa Lea
Orientador: Laymert Garcia dos Santos
Resumo

Começamos com uma análise das relações entre música eletrônica de pista e xamanismo a partir de um assim chamado discurso nativo e descobrimos que elas se concentram principalmente na produção de uma experiência de transe pela imersão em um ambiente sonoro intenso, repetitivo e técnico. Depois, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre xamanismo indígena e sobre suas relações com a tecnologia moderna, que revelou não apenas a íntima relação entre xamanismo e tecnologia, mas também uma tendência do xamarusmo tradicional a se distribuir tecnologicamente em situações de contato entre índios e brancos. Enfim, propomos uma interpretação da música eletrônica de pista como o som de uma máquina e de seu xamanismo como o uso dessa máquina pelo DI e pelo seu público na produção de estados de transe maquínico. Esboçamos também as linhas gerais de uma metodologia para a verificação dessa proposta em pesquisas futuras. Esta pesquisa se insere num esforço mais amplo de investigar os maquinismos inconscientes que fazem funcionar a máquina capitalista contemporânea (AU)

Processo FAPESP: 02/13806-9 - Xamanismo, tecnologia e música: o dj e as técnicas contemporâneas do extase
Beneficiário:Pedro Peixoto Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto