Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo in vitro da eficacia anticarie de uma formulação de dentifricio contendo fluoreto de sodio e carbonato de calcio estabilizados

Texto completo
Autor(es):
Rosane Maria Orth Argenta
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Cinthia Pereira Machado Tabchoury; Alberto Carlos Botazzo Belbem; Marcelo Giannini
Orientador: Cinthia Pereira Machado Tabchoury
Resumo

o uso de dentifrícios fluoretados é um dos fatores que levaram ao declínio na incidência de cárie dental. Em acréscimo, foi sugerido que o fluoreto de sódio seria o composto fluoretado mais eficaz em dentifrícios. Assim, um dentifrício experimental com NaF e CaC03, abrasivo brasileiro de boa qualidade, foi previamente desenvolvido em uma formulação estabilizada, na qual o flúor foi mantido solúvel. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar in vitro o potencial desta formulação experimental interferir na iniciação e progressão de cárie no esmalte dental humano. O potencial anticárie da formulação experimental com diferentes concentrações de F (275, 550 e 1100 ppm F) foi comparado com um controle negativo e com um controle positivo (Crest<_). Blocos de esmalte humano foram selecionados para o estudo através de microdureza de superfície. Oitenta blocos foram distribuídos aleatoriamente entre os grupos e submetidos a ciclagens de pH durante 7 dias, sendo 5 dias de ciclagens e mais 2 dias em solução remineralizante. Os tratamentos com as suspensões dos dentifrícios foram realizados 2 vezes ao dia. Posteriormente, a microdureza de superfície do esmalte, a perda de mineral da lesão de cárie e a concentração de flúor no esmalte foram determinadas. Concluiu-se que a formulação experimental com 1100 ppm F contendo NaF e CaC03 estabilizados foi eficaz como agente anticárie, interferindo na dinâmica do processo de cárie dental em um modelo in itro de ciclagens de pH. Em acréscimo, os dados mostraram aumento da eficácia nticárie com o aumento da concentração de flúor na formulação experimental (AU)

Processo FAPESP: 99/12229-3 - Estudo in vitro da eficácia anticárie de uma formulação de dentifrício contendo carbonato de cálcio (CaCO3) e fluoreto de sódio (NaF)
Beneficiário:Rosane Maria Orth Argenta
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado