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A plasticidade do corpo nos contos de Peter Carey

Texto completo
Autor(es):
Aline Amsberg de Almeida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Carmen Lúcia Soares; Cristiane Pereira Dias
Orientador: Márcio Orlando Seligmann Silva
Resumo

Baseada nas reflexões de autores como David Le Breton, Denise Sant'Anna, Katherine Hayles, Jean Baudrillard, e Gilles Deleuze, problematizo a relação entre o corpo e a subjetividade nos contos do australiano Peter Carey, relaciono a modificação e mutação do corpo às teorias pós-modernas. Segundo Donna Haraway, na pós-modernidade as tecnologias nos habitam, transformando-nos em ciborgues, sendo a escrita (e, portanto, a literatura) a tecnologia própria dos ciborgues. David Le Breton explica que o corpo é o "rascunho a ser corrigido", complementando a afirmação de Peter Pál Pelbart de que "o eu é o corpo", ao referir-se à relação entre o ser humano e o corpo na contemporaneidade. Tal relação está presente na obra de Peter Carey, especialmente nos contos reunidos no livro The Fat Man in History, edição de 1993. The fat Man in History destaca-se no do contexto da obra do autor por dar relevância ao corpo e mostrar, de maneiras diversas, sua plasticidade e variações (AU)

Processo FAPESP: 07/57475-0 - A plasticidade do corpo nos contos de peter carey.
Beneficiário:Aline Amsberg de Almeida
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado