Busca avançada
Ano de início
Entree


Paradoxos da experiencia democratica brasileira: conservadorismo na sociedade e apoio a democracia (valores, opiniões e atitudes dos brasileiros em 2002)

Texto completo
Autor(es):
Katia Mika Nishimura
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Rachel Meneguello; Vera Lucia Michalany Chaia; Maria Teresa Kerbauy; Fernando Antonio Lourenço; Valeriano Mendes Ferreira Costa
Orientador: Rachel Meneguello
Resumo

O contexto pós-eleitoral de 2002 fornece os dados para o estudo da presença de atitudes e valores conservadores nas relações sociais e da adesão ao regime democrático e aos seus procedimentos. Tal paradoxo caracteriza a experiência brasileira democrática dos últimos anos. A partir dos dados do ESEB - Estudo Eleitoral Brasileiro - procurou-se identificar opiniões e atitudes dos brasileiros relativos às questões do âmbito sociocultural e sobre as instituições políticas. A análise dos dados apontou elementos no sentido de compreender o conservadorismo presente na dinâmica social como um fenômeno multidimensional. Para os brasileiros, a dimensão sociocultural, em que se verificaram posicionamentos conservadores, e a dimensão do mundo da política são dimensões distintas. No mapa de valores dos brasileiros, a adesão normativa à democracia é forte, mas a democratização mantém os traços de uma sociedade autoritária definida por preconceitos fundados em traços de hierarquia social e que tem nas suas bases socioeconômicas os seus principais fundamentos. (AU)

Processo FAPESP: 03/07217-3 - Dimensoes do conservadorismo (estudo do comportamento social e politico em sao paulo e no brasil em 2002).
Beneficiário:Katia Mika Nishimura
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado