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Autor(es): |
Gabriel Kitofi Tonelo
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2012-00-00 |
Membros da banca: |
Antônio Fernando da Conceição Passos;
Marília Silva Franco
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Orientador: | Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos |
Resumo | |
Este trabalho pretende analisar a obra de documentários do cineasta alemão Werner Herzog sob a ótica da autorreflexão do diretor, através de sua voz e de seu corpo, em seus documentários e da relação estabelecida entre Herzog e a narrativa em cada filme. Procura se estabelecer como a característica nasceu em sua filmografia e como evoluiu ao longo das cinco décadas de sua atividade como cineasta. Relacionam-se os processos da inserção de Werner Herzog em seus filmes com a teoria, própria do campo do Cinema Documentário, referente à inserção do sujeito-da-câmera na narrativa fílmica. Tomando como ponto de partida as reflexões surgidas no final da década de 1950 acerca da participação do cineasta na narrativa (Cinema Vérité) até as teorias de uma narrativa documentária profundamente voltada para o universo do próprio cineasta, popularizadas nos anos 1980, pode-se dizer que a autorreflexão do cineasta na narrativa é uma questão viva no campo teórico do Cinema Documentário e que é constantemente problematizada e renovada na produção documentária contemporânea (AU) | |
Processo FAPESP: | 10/03405-3 - Werner Herzog, documentarista: figuras da voz e do corpo |
Beneficiário: | Gabriel Kitofi Tonelo |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |