Busca avançada
Ano de início
Entree


Um estudo da forma-sonata: análise : Johannes Brahms, Sinfonia n°3, Allegro com brio, segundo os modelos de Heinrich Schenker e Felix Salzer

Texto completo
Autor(es):
César Henrique Rocha Franco
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Lúcia Senna Machado Pascoal
Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal
Resumo

Este projeto tem por principal objetivo analisar a estrutura harmônica da forma-sonata no repertório sinfônico do final do século XIX. Especificamente, é estudado de Johannes Brahms, Sinfonia no. 3, movimento Allegro com brio, através da elaboração de análises gráficas, segundo as teorias de Felix Salzer e Heinrich Schenker. Esta pesquisa tem como justificativa a contribuição para o enriquecimento da bibliografia brasileira, uma vez que o repertório analisado é pouco explorado e as técnicas de análise, pouco utilizadas. A metodologia constou de: audição com partitura da peça escolhida até a familiarização com a mesma; leitura harmônica da referida peça; leitura da bibliografia utilizada; análise gráfica de trechos selecionados e posterior comparação dos dados obtidos. Entre os resultados esperados, contam-se a aplicação de conhecimentos teóricos na prática analítica; a contribuição para maior conhecimento e entendimento deste repertório específico, além de fornecer material útil para o ensino e o estudo da análise (AU)

Processo FAPESP: 99/11855-8 - A harmonia do final do seculo xix ao inicio do xx: um estudo comparado com aplicacao em brahms e mahler.
Beneficiário:Cesar Henrique Rocha Franco
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado