Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação longitudinal das concentrações de esteróides fecais em fêmeas de gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi, Lacépède, 1809)

Texto completo
Autor(es):
Patrícia Espindola Bretas Berbare
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo Alcindo de Barros Vaz Guimarães; Nei Moreira; Claudio Alvarenga de Oliveira
Orientador: Marcelo Alcindo de Barros Vaz Guimarães
Resumo

O trabalho teve por objetivo estudar o ciclo ovariano de fêmeas de gato-mourisco (Herpailurus yaguaroundi), mantidas em cativeiro, utilizando técnicas de extração e quantificação de metabólitos fecais de hormônios esteróides sexuais e corticosterona. A mensuração dos metabólitos fecais de estradiol, progesterona e cortisol foi efetuada por meio da técnica de radioimunoensaio (RIE). Foram utilizadas oito exemplares fêmeas, mantidas na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, São Paulo. As colheitas foram realizadas cinco vezes por semana durante o período de nove meses. As amostras foram acondicionadas individualmente em sacos plásticos e mantidas em freezer a - 20°C. A mediana da duração do ciclo estral (n=33) de gato-mourisco, definido por dois picos consecutivos de metabólitos fecais de estradiol, encontrada no presente estudo, foi de 24 dias; e a duração média±EPM do estro (n=41) foi de 8,65±0,38 dias. O valor da mediana dos valores basais para os metabólitos de estradiol foi de 4,67ng/g de fezes, e dos valores de pico 87,32ng/g de fezes. Para as progestinas os valores encontrados para mediana foram de 0,75ug/g de fezes e 7,49ug/g de fezes para valores basais e de pico respectivamente. As variações no perfil de progestinas sugeriram não terem ocorrido ovulações espontâneas. Não foi encontrada correlação entre progestinas e corticosterona durante os períodos de gestação, lactação e após a retirada dos filhotes. (AU)

Processo FAPESP: 01/10930-8 - Estudo do ciclo ovariano do gato-mourisco (herpailurus yagouarondi, lasepede, 1809) mantido em cativeiro,atraves da extracao e dosagem de metabolitos de hormonios esteroides sexuais nas fezes.
Beneficiário:Patricia Espindola Bretas Berbare
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado