Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo da expressão das proteínas de junções intercelulares do tipo Gap, as conexinas, em tecido ósseo normal e neoplásico de cães

Texto completo
Autor(es):
Daniel Soares Sanches
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Lucia Zaidan Dagli; José Luís Avanzo; José Luiz Guerra
Orientador: Maria Lucia Zaidan Dagli
Resumo

Tem sido demonstrado que a capacidade de comunicação intercelular via junções do tipo gap tem relevância na formação óssea. A principal conexina envolvida no desenvolvimento, na diferenciação e na regulação de crescimento de tecidos ósseos é a conexina 43. Contudo, outras duas conexinas expressas, são a Cx 45, que aparece em menor número em relação a Cx43, e a Cx46 que é caracterizada por ser detectada freqüentemente associada à região transi-Golgi. Alterações no perfil de expressão e localização aberrante das conexinas têm sido associadas a oncogênese, demonstrando uma diminuição da expressão destas conexinas em tecidos neoplásicos. Escassos são os estudo que avaliaram a expressão das conexinas 43, 45 e 46 em células de osteossarcoma, e nenhum estudo enfocando este aspecto foi realizado em osteossarcoma canino. No presente foram avaliados os tecidos ósseos normais e neoplásico de cães quanto à expressão das Cx43, e 46 por meio de imunofluorescência, os níveis de expressão das mesmas conexinas por meio de Western blot e por PCR em tempo real, assim como sua correlação com o tipo de tumor ósseo, associado ao exame histopatológico de rotina. Os resultados mostraram que os níveis de expressão gênica da Cx43 foram semelhantes entre o tecido ósseo normal e neoplásico, sendo as mesmas encontradas no citoplasma e membrana citoplasmática. A conexina 46 foi encontrada retida em região perinuclear, tendo níveis diferentes de expressão gênica entre os tecidos ósseo normal e neoplásico. Concluímos então que a conexina 43 é expressa por osteoblastos normais e neoplásicos em níveis semelhantes, porém há diferenças na expressão de Cx46. Concluímos também que existem diferenças quanto à localização subcelular destas duas conexinas em tecidos ósseos normais e neoplásicos de cães. Estes resultados indicam um possivel envolvimento das conexinas 43 e 46 em tumores ósseos de cães. (AU)

Processo FAPESP: 05/57902-0 - Estudo da expressao das proteinas de juncoes intercelulares do tipo "gap", as conexinas, em tecido osseo normal e neoplasico de caes.
Beneficiário:Daniel Soares Sanches
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado