Busca avançada
Ano de início
Entree


Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no Brasil

Autor(es):
Alessandra Souza Melett Brum
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP. , ilustrações.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Antônio Fernando da Conceição Passos; Fernão Pessoa Ramos; Francisco Elinaldo Teixeira; Luciana Sa Leitão Correa de Araujo; Mauricio Oliveira Santos
Orientador: Antônio Fernando da Conceição Passos
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Artes
Indexada em: Base Acervus-UNICAMP; Biblioteca Digital da UNICAMP
Localização: Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca Central Cesar Lattes; T/UNICAMP; B834h; Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca do Instituto de Artes; T/UNICAMP; B834h
Resumo

O primeiro longa-metragem de Alain Resnais Hiroshima Mon Amour foi lançado em circuito comercial no Brasil em 1960, ano seguinte a sua estreia na França. O filme causou grande impacto entre a crítica especializada motivando inúmeros artigos em jornais e revistas. É em torno do amplo e rico material produzido pela crítica brasileira, motivada pelas inovações estéticas introduzidas pelo cineasta francês que essa pesquisa se desenvolve. A recepção crítica a Hiroshima Mon Amour irá refletir as transformações pela qual o cinema passava na época, adquirindo importância nos debates em torno do fazer e do pensar cinematográfico. (AU)

Processo FAPESP: 07/54466-0 - Hiroshima Mon Amour e a recepcao da critica no Brasil.
Beneficiário:Alessandra Souza Melett Brum
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado