Busca avançada
Ano de início
Entree


Descrição da estrutura anatômica do lenho e sua aplicação na identificação de espécies arbóreas do cerrado e da Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

Texto completo
Autor(es):
Graziela Cury
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mario Tomazello Filho; João Peres Chimelo; Carmen Regina Marcati
Orientador: Mario Tomazello Filho
Resumo

A biodiversidade do Brasil é assunto que vem cada vez mais sendo discutido no sentido da sua preservação, conservação e uso sustentável. A anatomia da madeira, importante ramo da dendrologia, é uma ferramenta essencial para a determinação da composição florística, porque a identificação taxonômica é restringida e limitada pela dificuldade de se encontrar material reprodutivo ou flores nas espécies arbóreas, além da falta de informações sobre a verdadeira identidade das árvores quando jovens e o acesso difícil em campo. Pelo exposto, este projeto de pesquisa tem como objetivos relacionar as espécies florestais mais importantes do cerrado e mata atlântica do Estado de São Paulo, coletar amostras de lenho para a caracterização anatômica macro e microscópica, desenvolver uma chave de identificação dessas espécies e proporcionar um melhor conhecimento dos ecossistemas florestais que ocorrem no Estado de São Paulo. Na Estação Ecológica de Ibicatu, na Reserva Estadual de Porto Ferreira, no Arboreto Experimental da Duratex, na Estação Experimental de Tupi na Estação Experimental de Santa Rita do Passa Quatro, na Reserva Florestal de Santa Genebra e na área do Sítio São Luiz (Jundiaí - SP) foram coletados materiais botânicos e amostras de madeira por método não destrutivo, para realizar as descrições anatômicas macro e microscópicas do lenho das espécies arbóreas desses ecossistemas florestais. (AU)

Processo FAPESP: 00/08499-4 - Conservacao e uso sustentavel da diversidade vegetal do cerrado e da mata atlantica: descricao da estrutura anatomica e do lenho e sua aplicacao na identificacao das especies arboreas - biota.
Beneficiário:Graziela Cury
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado