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Utilização da teoria da divulgação para avaliação da relação do nível de disclosure com o custo da dívida das empresas brasileiras

Texto completo
Autor(es):
Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Iran Siqueira Lima; Luiz Jurandir Simões Araujo; Eliseu Martins; Wilson Toshiro Nakamura; André Luiz Oda
Orientador: Iran Siqueira Lima
Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre o nível de disclosure voluntário e o custo de capital de terceiros. Espera-se que o aumento do disclosure pelas empresas resulte na diminuição da assimetria de informação, diminuindo o risco oferecido aos financiadores da empresa, resulte, também, no aumento da visibilidade e negociabilidade de seus papéis, bem como na quantidade de informação divulgada aos seus stakeholders de uma forma geral. Como plataforma teórica, foi utilizada a Teoria da Divulgação estudada por Verrechia (2001), mais explicitamente a pesquisa baseada em Eficiência, além de serem demonstrados os cálculos dos custos de capital, como a apresentação de pesquisas nacionais e internacionais sobre o assunto. Com relação à empiria, foi elaborado um nível de evidenciação das informações contábeis para se comparar com o custo de capital de terceiros pesquisado. Foram pesquisadas 23 companhias abertas no decorrer de 2000 a 2004, para o nível de disclosure, e de 2001 a 2005, para o custo de capital de terceiros e as variáveis de controle, obedecendo à seguinte equação: (Kdt) = ?(NDt-1, variáveis de controlet-1). Antes de analisar a regressão com dados em painel, foi utilizada a técnica multivariada de Análise de Correspondência (ANACOR) para se fazer uma análise exploratória das variáveis estudadas. Os resultados empíricos demonstraram que, a partir da utilização do efeito pooling, pelo método dos mínimos quadrados generalizados, cujo R2 foi de aproximadamente 28,49%, o nível de disclosure voluntário possui relação inversa com o custo de capital de terceiros, ou seja, quanto maior o nível de diclosure, menor o custo de capital de terceiros, dessa forma, não se rejeitou a hipótese estudada. Apesar dos resultados obtidos e das conclusões apresentadas, devem-se levar em consideração algumas limitações da pesquisa, como: as conclusões obtidas ficaram restritas à amostra, às variáveis e à ferramenta econométrica usada, podendo, como sugestões para novas pesquisas, utilizarem-se outras ferramentas estatísticas (análise de cluster, painéis dinâmicos, entre outros) e outras variáveis para, até mesmo, fazer comparações com o estudo apresentado. (AU)

Processo FAPESP: 06/00104-7 - A influencia do disclosure no custo de capital das empresas brasileiras.
Beneficiário:Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado