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Consórcios de exportação no Brasil: um estudo multi-casos

Texto completo
Autor(es):
Gustavo Barbieri Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Dirceu Tornavoi de Carvalho; Paulo Sergio Miranda Mendonca; Flávio Torres Urdan
Orientador: Dirceu Tornavoi de Carvalho
Resumo

As empresas de pequeno e médio portes (PME´s) têm procurado estabelecer várias formas de cooperação atualmente, objetivando se manterem competitivas num mercado cada vez mais globalizado. As redes de empresas representam um tipo de cooperação bastante funcional para PME´s. As redes assumem várias formas, dentre elas: os consórcios de exportação, os arranjos produtivos locais ou clusters industriais, as cooperativas, os aglomerados, as organizações virtuais. O consórcio de exportação, que é a união de empresas de pequeno e médio porte do mesmo segmento produtivo e/ou complementares para juntas exportarem seus produtos, pode ser apontado como uma importante estratégia para a inserção daquelas empresas no mercado internacional. A sinergia obtida proporciona as seguintes vantagens para as empresas participantes: redução de custos gerais de exportação (em especial a promoção), minimização do risco de exportar individualmente, aumento de competitividade das empresas, efeito motivador sobre os participantes, maior segurança na penetração e diversificação de mercados, alavancagem das vendas externas, possibilidade de exportar com marca própria, maior poder político em negociações com entidades de apoio ao comércio exterior, entre outras. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se o levantamento bibliográfico sobre Redes de Cooperação de Empresas, Estratégia de Entrada em Mercados Internacionais e Consórcios de Exportação. O objetivo geral desse trabalho é descrever o processo de inserção das pequenas e médias empresas no mercado internacional via consórcios de exportação, discutindo o papel dessa forma de organização em redes. Como objetivos específicos, têm-se: - Identificar as motivações das PME´s para a formação de consórcios (redes de cooperação de empresas); - Identificar características de estrutura e funcionamento de consórcios de exportação no Brasil; - Verificar o desempenho exportador de consórcios de exportação no Brasil. Utilizou-se o método de estudo de caso (YIN, 2001) para se analisar: o consórcio Brazilian Health Products (BHP), do setor Médico-Odontológico-Hospitalar, estabelecido em Ribeirão Preto ? S.P., o consórcio Components & Machinery by Brasil, do setor de Componentes para Calçados, estabelecido e em atividade em Franca ? SP e o Projeto Setorial Integrado (PSI), originado a partir de um consórcio, Wines from Brazil, do setor Vinícola, estabelecido em Bento Gonçalves - RS. Entrevistas em profundidade semi-estruturadas e análise documental foram conduzidas como parte do processo de elaboração dos estudos de caso. Entrevistas complementares foram conduzidas na APEX-Brasil, com o intuito de obter informações complementares sobre consórcios de exportação no Brasil. Como alguns dos resultados obtidos, têm-se: os consórcios constituem uma importante estratégia na inserção de pequenas e médias empresas no mercado internacional; o aporte financeiro concedido pela APEX-Brasil é fundamental para o funcionamento do consórcio; os consórcios estudados obtiveram um bom desempenho exportador durante suas atividades; o governo brasileiro (APEX-Brasil) tem direcionado sua estratégia de exportação dos consórcios para os Projetos Setoriais Integrados. (AU)

Processo FAPESP: 03/04845-3 - Redes ("networks") de cooperacao de empresas: consorcios de exportacao versus arranjos produtivos locais.
Beneficiário:Gustavo Barbieri Lima
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado