Busca avançada
Ano de início
Entree


Gestão estratégica das informações internas na pequena empresa: estudo comparativo de casos em empresas do setor de serviços (hoteleiro) da região de Brotas-SP

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Farias Albuquerque
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Edmundo Escrivao Filho; Martinho Isnard Ribeiro de Almeida; Edson Walmir Cazarini
Orientador: Edmundo Escrivao Filho
Resumo

Este trabalho teve por objetivo apresentar propostas de melhoria no gerenciamento da informação interna visando à administração estratégica das pequenas empresas. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre o processo de gestão da informação, as informações necessárias ao processo estratégico e as especificidades das pequenas empresas, o que permite definir as variáveis de pesquisa. No trabalho de campo foram estudadas quatro empresas hoteleiras de porte micro e pequeno, instaladas na cidade de Brotas/SP e uma média empresa sediada na cidade de Águas de São Pedro. A pesquisa de campo permitiu identificar as informações que são utilizadas para analisar os aspectos internos do hotel, como também a maneira que essas empresas coletam, processam e distribuem dados e informações aos tomadores de decisão. Verificou-se que os hotéis pesquisados apresentam mais facilidades do que dificuldades para o aprimoramento do processo de gestão estratégica da informação. Os dirigentes dos hotéis de pequeno porte não têm plena consciência dos benefícios que o gerenciamento da informação pode trazer. Alguns dados e informações relevantes para o hotel estão dispersos dentro da empresa e circulam de forma desestruturada, dificultando a recuperação pelos dirigentes na hora da tomada de decisão. Para melhoria do gerenciamento estratégico da informação foram apresentadas cinco propostas adequadas às especificidades da pequena empresa: conscientização dos dirigentes da relevância do processo de gerenciamento da informação; identificação das informações estratégicas a partir da compreensão do funcionamento do hotel; aperfeiçoamento dos instrumentos de coleta de dados; tratamento dos dados dispersos e ampliação da memória organizacional; exibição das informações em relatórios, formulários ou gráficos visualizados na tela do computador ou impressos em papel. (AU)

Processo FAPESP: 02/06106-0 - Gestao estrategica das informacoes internas na pequena empresa: estudo multicasos em empresas de servicos (hoteleiro) da regiao de brotas - sp.
Beneficiário:Alexandre Farias Albuquerque
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado