Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência do ultra-som na resistência à abrasão e na rugosidade de superfície dos cimentos de ionômero de vidro submetidos à escovação

Texto completo
Autor(es):
Renata Loureiro Louro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Fidela de Lima Navarro; Maria Teresa Atta; Linda Wang
Orientador: Maria Fidela de Lima Navarro
Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o desgaste à abrasão decorrente da escovação simulada de cimentos de ionômero de vidro sonificados, por análise da alteração de massa e da textura superficial. Os materiais avaliados foram: Fuji II LC (GC América), Resiglass (Biodinâmica), Vitro Fil LC (DFL), Fuji IX (GC América), Ketac Molar (3M ESPE), Vitro Molar (DFL), Bioglass (Biodinâmica), Vitro Fil (DFL), que foram manipulados conforme instruções do fabricante, constituindo-se no grupo controle, e um grupo submetido ao ultra-som EMS FT-081 DN Mini PIEZON (EMS, Nyon, Geneva, Switzerland), constituindo-se no grupo experimental. Os corpos-deprova foram confeccionados em uma matriz de dente bovino, com um orifício central com dimensões de 5mm de diâmetro e 3mm de espessura. Foram confeccionados 10 corpos-de-prova para cada material e cada grupo (experimental e controle). O teste de simulação da escovação foi realizado numa máquina automática para simulação de escovação (M.N. São Carlos - Brasil). A alteração de massa foi verificada pela diferença entre a massa inicial (antes da escovação) e final (após a escovação), em balança de precisão (cap. 210g, sens. 0,0001g mod. Mark 210A LICiT-Bel/Proc. Italian), com precisão de quatro casas decimais. A análise da rugosidade superficial em Ra foi determinada pela diferença entre as médias de cinco leituras, iniciais e finais, com um rugosímetro Hommel Tester T1000 (Hommelwerke, GmbH, Alte Tuttinger Strebe 20. D-7730 VS-Schwenningen). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de ANOVA a dois critérios e Tukey (p<0,05). Quanto à perda de massa não houve diferença estatisticamente significante em relação à aplicação do ultra-som (p=0,403). No entanto, houve diferença estatisticamente significante para os diferentes Ionômeros estudados, onde p<0,001, mais precisamente do Resiglass e do Vitro Molar com os demais materiais. No que se refere à alteração de rugosidade houve diferença estatisticamente significante para a condição utilização ou não do ultra-som (p=0,043), mas não para os diferentes materiais estudados, onde p=0,264. A excitação ultra-sônica durante a presa inicial piora a rugosidade de superfície e não apresenta nenhuma influência na perda de peso. (AU)

Processo FAPESP: 04/13598-2 - Influencia do ultra-som na resistencia a abrasao e na rugosidade de superficie dos cimentos de ionomeros de vidro submetidos a escovacao.
Beneficiário:Renata Loureiro Louro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado