Busca avançada
Ano de início
Entree


Coleção Pirelli MASP de fotografia - fragmentos de uma memória

Texto completo
Autor(es):
Carolina Coêlho Soares
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Domingos Tadeu Chiarelli; Helouise Lima Costa; Sonia Salzstein Goldberg
Orientador: Domingos Tadeu Chiarelli
Resumo

Os discursos dos membros do Conselho Deliberativo da Coleção Pirelli-Masp de Fotografia estão em defesa da memória da fotografia brasileira e devem ser percebidos como uma preocupação também arquivística que busca por meio da Coleção salvaguardar fotografias enquanto documentos históricos. Essa questão é abordada em paralelo com as ações didáticas e artísticas realizadas no Masp em torno da fotografia. Assim, é possível perceber que a preocupação dos membros do Conselho da Coleção em conservar a memória da fotografia brasileira é resultante de uma estratégia que antecede a própria Coleção, ligada à política cultural que Pietro Maria Bardi tentou instituir ao longo da história do Museu. No entanto, para trazer à luz a complexidade desse tema, propõe-se rever todas essas estratégias a partir da recuperação da própria história da fotografia em São Paulo, durante o século XX, nas quais o discurso fotográfico constituído pelo Masp é um elemento estruturador. A fotografia será recuperada tendo como contexto não apenas a cena artístico-cultural paulistana, como também o desenrolar da fotografia no âmbito internacional. O objetivo é analisar os discursos dos membros do Conselho Deliberativo para identificar e compreender os critérios utilizados para a seleção das obras presentes na referida Coleção e pensar sobre os mecanismos discursivos que tentam, a partir de fundamentos e conceitos estéticos legitimados pela história da arte, afirmar o lugar da fotografia em um museu. Estudar a Coleção Pirelli-Masp dentro desse universo mais amplo poderá trazer novas questões não apenas sobre os usos e funções da fotografia no Brasil como, mais particularmente, sobre a inserção da fotografia em museus de arte brasileiros. (AU)

Processo FAPESP: 03/09567-1 - Coleção Pirelli/MASP de Fotografia: possíveis fragmentos de uma determinada memória
Beneficiário:Carolina Coelho Soares
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado