Busca avançada
Ano de início
Entree


A realidade virtual no modelamento e simulação de procedimentos invasivos em oncologia pediátrica: um estudo de caso no transplante de medula óssea.

Texto completo
Autor(es):
Liliane dos Santos Machado
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo Knorich Zuffo; Emilio Del Moral Hernandez; Cinthia Itiki; Rosane Minghim; Vicente Odone Filho
Orientador: Marcelo Knorich Zuffo
Resumo

Este trabalho aborda o uso da realidade virtual aplicada à simulação de procedimentos invasivos em oncologia pediátrica. Para tanto, apresenta uma revisão dos conceitos relacionados à concepção de simuladores baseados em realidade virtual, descrevendo requisitos específicos como estereoscopia e interação háptica. Particularmente, é apresentado um estudo de caso em coleta de medula óssea para transplante, para o qual um simulador foi desenvolvido. Este é o primeiro trabalho em simulação cirúrgica para oncologia pediátrica baseado em realidade virtual e apresenta detalhes relacionados à implementação do simulador e aspectos relacionados à calibragem de propriedades físicas em modelos tridimensionais. O trabalho também analisa e demonstra vantagens no uso de sistemas dessa natureza voltados para o treinamento médico, apontando necessidades e novos problemas a serem tratados por simuladores futuros. (AU)

Processo FAPESP: 99/01583-0 - Pesquisa e desenvolvimento de técnicas de realidade virtual aplicadas a oncologia pediátrica
Beneficiário:Liliane dos Santos Machado
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado