Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo de agentes polinizadores em cultura de morango (Fragaria x ananassa Duchesne - Rosaceae)

Texto completo
Autor(es):
Katia Sampaio Malagodi Braga
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Astrid de Matos Peixoto Kleinert; Regina Helena Nogueira Couto; Vera Lucia Imperatriz Fonseca; Fátima do Rosario Naschenveng Knoll; Isabel Alves dos Santos
Orientador: Astrid de Matos Peixoto Kleinert
Resumo

Os objetivos deste estudo foram: avaliar a fauna de polinizadores potenciais do morangueiro em campos de produçaõ comercial; verificar a contribuição de diversos agentes de polinização na produtividade do morangueiro, conhecendo a biologia floral e reprodutiva dos cultivares mais utilizados para o plantio; testar, em cultivo fechado (estufa), diversas espécies de Meliponini (abelhas sem ferrão)como polinizador do morangueiro, avaliando a sua adaptação ao cultivo e sua efetividade nesta cultura. Os resultados obtidos revelaram que as flores do dos cultivares "Sweet Charlie" e "Oso Grande" necessitam de um polinizador para a produção de frutos sem deformação pois a morfologia de suas flores e o amadurecimento de suas estruturas reprodutivas não favorecem a ocorrência da autopolinização, nem a distribuição homogênea do pólen pelos estigmas da flor, resultando em frutos deformados que não alcançam o seu potencial máximo de desenvolvimento. A abelha jataí (Tetragonisca angustula) adaptou-se bem ás condições do cultivo fechado (estufa) e mostrou-se efetiva na polinização do morangueiro, resultando em frutos mais pesados e em uma porcentagem mais elevada de frutos bem formados. (AU)

Processo FAPESP: 97/13045-8 - Estudos de agentes polinizadores em cultura de morango (Fragaria x ananassa Duch. - Rosaceae)
Beneficiário:Katia Sampaio Malagoli Braga
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado