Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo das aferências imunorreativas ao hormônio concentrador de melanina (MCH) do núcleo accumbens, no rato Long-Evans (Rattus norvegicus).

Texto completo
Autor(es):
Carlos Alexandre dos Santos Haemmerle
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jackson Cioni Bittencourt; Martin Andreas Metzger; Renata Hydee Hasue Vilibor
Orientador: Jackson Cioni Bittencourt
Resumo

O MCH é um neuropeptídeo sintetizado preferencialmente no hipotálamo que exibe projeções para todo o neuroeixo, podendo modular vários processos fisiológicos, como a ingestão aguda de alimento. Um alvo de suas projeções é o núcleo accumbens (Acb), componente do estriado ventral envolvido na recompensa de estímulos hedônicos. Nossa contribuição visa mapear as células imunorreativas (ir) ao MCH responsáveis pelas aferências do Acb, onde também investigamos aposições entre os sistemas MCH, GABA e ChAT. Utilizaram-se os métodos de simples e duplas imunoperoxidases e combinação de imunofluorescência e captação de traçadores retrógrados. A maior densidade de fibras ir-MCH ocupa a parte shell do Acb (AcbSh); as aferências ir-MCH partem, por exemplo, da área hipotalâmica lateral e área perifornicial. Controles anterógrados foram obtidos a partir da LHA. Observaram-se aposições entre terminais ir-MCH e células ir-GABA e ir-ChAT, no AcbSh. Assim, sugere-se que os territórios hipotalâmicos que contém MCH inervem o AcbSh e contatem outros sistemas neuroquímicos no Acb. (AU)

Processo FAPESP: 07/56975-9 - Estudo das aferências imunorreativas ao hormônio concentrador de melanina (MCH) do núcleo accumbens, no rato Long Evans
Beneficiário:Carlos Alexandre dos Santos Haemmerle
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado