Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação das propriedades imunomoduladoras de toxinas termo-lábeis do tipo II produzidas por Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) administradas por via transcutânea.

Texto completo
Autor(es):
Camila Mathias dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Luis Carlos de Souza Ferreira; Paulo Lee Ho; Roxane Maria Fontes Piazza
Orientador: Luis Carlos de Souza Ferreira
Resumo

Toxinas termo-lábeis expressas por Escherichia coli enterotoxigênica (LT-I, LT-IIa e LT-IIb) são adjuvantes sistêmicos e de mucosa. Essas proteínas apresentam reduzida identidade (<14%) em suas subunidades B e ligação a receptores distintos, o que pode resultar em propriedades biológicas diferenciais. O objetivo do trabalho foi avaliar a resposta imune induzida pela toxina LT-IIa e seu pentâmero B (LT-IIaB) administradas pelas vias transcutânea e intradérmica. Inicialmente as proteínas foram expressas em E. coli, purificadas e avaliadas quanto à funcionalidade in vitro. Numa segunda etapa, as propriedades imunomoduladoras de LT-IIa e LT-IIaB, imunogenicidade e atividade adjuvante, foram avaliadas em modelo murino. A resposta imune (humoral e celular) induzida contra ovalbumina (OVA), aplicada como antígeno, foi determinada. Os resultados demonstram que as atividades adjuvantes induzidas por LT-IIa e LT-IIaB variam de acordo com a via de inoculação e que as holotoxinas LT-I e LT-IIa induzem graus de inflamação e ativação de resposta imune distintos em camundongos. (AU)

Processo FAPESP: 06/58530-1 - Avaliacao das propriedades imunomoduladoras de toxinas termo labeis do tipo ii produzidas por escherichia coli enterotoxigenica (etec) administradas por via transcutanea.
Beneficiário:Camila Mathias dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado